Irã acusa órgão de vigilância nuclear da ONU de inação e alerta sobre risco de ataques

Irã acusa órgão de vigilância nuclear da ONU de inação e alerta sobre risco de ataques

DUBAI, 6 Abr (Reuters) - ​A inação do órgão de vigilância nuclear da ONU 'encoraja a agressão' contra instalações nucleares, como a usina de Bushehr, disse o chefe de energia atômica do Irã, Mohammad Eslami, na ⁠segunda-feira, em ⁠uma carta endereçada ​ao ‌diretor da Agência Internacional de Energia Atômica.

Eslami afirmou que a única usina ⁠de energia nuclear em funcionamento no ​Irã foi alvo de quatro ​ataques, sendo que ‌o mais ​recente, ocorrido ⁠nas proximidades da usina em 4 de abril, matou um ​membro da equipe de segurança e feriu outros.

Ele alertou que tais ataques poderiam ​colocar em risco a liberação de material radioativo de um reator em funcionamento e ter 'consequências irreparáveis' para as pessoas, o meio ambiente e os países vizinhos.

Ele descreveu os ​ataques como uma clara violação ‌da lei internacional ⁠e criticou o que chamou de 'falta de ação decisiva' ⁠da agência, dizendo ⁠que meras expressões ⁠de ⁠preocupação ​são insuficientes e encorajariam novos ataques.