Turismo goiano cresce 0,7% em agosto

Turismo goiano cresce 0,7% em agosto
Rio Araguaia é um dos destinos turísticos goianos que atrai até visitantes internacionais. Foto: Goiás Turismo

Dado é do IBGE e mostra que Goiás acompanhou índice nacional

O volume de atividades turísticas em Goiás subiu 0,7% em agosto, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acompanha o nacional, que foi de 0,8%. Esses números comparam os meses de agosto e julho de 2025.

O crescimento goiano foi o nono maior registrado no país, aponta o levantamento. Com isso, a variação acumulada no ano para o turismo goiano é de 3,1% e, em 12 meses, de 5,3%.

“Goiás está no radar do turismo nacional. Esse crescimento mostra que nossas ações estão gerando resultados concretos e que o Estado tem potencial para ocupar um espaço ainda maior no cenário turístico brasileiro”, ressalta o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.

No ranking nacional, dois Estados se destacaram: Amazonas, com 6,9%, e Rio Grande do Norte, com 5,8%. Já nas últimas colocações estão São Paulo (-1,1%) e Paraná (-1,5%), ambos com retração na área.

Recentemente, Goiás foi um dos dois Estados brasileiros convidados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) a apresentar suas atrações durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), realizada em Buenos Aires, na Argentina. A agência estadual goiana também participou da FIT Par, no Paraguai. Nos dois eventos, o portfólio contemplou os seguintes destinos: Rio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Rota dos Pirineus, Região das Águas Quentes, Cristalina e Goiânia.   

Sobre a PMS
A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Governo de Goiás - Goiás Turismo