SBM-GO lança Campanha Outubro Rosa com passeio ciclístico e "Mamareta"

SBM-GO lança Campanha Outubro Rosa com passeio ciclístico e "Mamareta"
Foto: Divulgação

Evento realizado na Praça Tamandaré, dia 5 de outubro, a partir das 6h30, marca início das ações que buscam conscientizar a população para o câncer mais comum entre mulheres

A Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás (SBM-GO) realiza, no próximo dia 5 de outubro, o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2025 com uma manhã inteira de atividades de prevenção, lazer e cultura abertas à população. Iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia e o patrocínio de Unimed Goiânia e Sicoob UnicentroBR.

A programação conta com um passeio ciclístico, que neste ano se integra à Mamareta, a "micareta da mama". O momento será marcado pela união entre música, esporte e conscientização, transformando a cidade em um palco de celebração da vida e do cuidado com a saúde da mama. Além das atividades esportivas e culturais, o evento traz palestras educativas com profissionais da saúde, participação de autoridades, orientações de prevenção e momentos de interação com a comunidade.

Beleza e informação

Durante todo o mês de outubro, Goiânia será novamente colorida com a instalação de guarda-chuvas cor-de-rosa, no tradicional túnel da Praça Tamandaré. O objetivo da ação é colorir a cidade para a cor reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o presidente da SBM-GO, Dr. Alexandre Marchiori, "a proposta de levar a ação para a praça é tornar o Outubro Rosa ainda mais próximo da população, em um espaço aberto, acolhedor e acessível a todos".

"Campanhas temáticas são importantes para reforçar junto à comunidade do quanto é importante se cuidar e buscar diagnósticos precoces. Já tive paciente no meu consultório que descobriu um câncer de mama depois que viu os guarda-chuvas na Praça Tamandaré, em 2023. Ela me disse: 'Dr., todo dia passava pelo túnel e pensava comigo mesma que deveria marcar meu exame. Assim eu fiz e, graças a Deus, pude me tratar'. Isso não tem preço", compartilha Marchiori.

Estatísticas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde (MS), são esperados 74 mil novos casos de câncer de mama para o Brasil, em 2025. Isso quer dizer mais de 200 pacientes diagnosticados por dia. Mais do que reforçar a importância da prevenção, da descoberta e do tratamento, a campanha Outubro Rosa nos lembra que precisamos buscar políticas públicas que absorvam a demanda da população.

Mudanças acontecem a partir de ações. E nota-se isso com a recente decisão do MS em mudar a faixa de recomendação para mamografia no SUS. Antes, a diretriz abordava mulheres a partir dos 50 anos a cada 2 anos; hoje, a pasta passa a recomendar que mulheres com 40 anos se submetam à mamografia como forma de rastreio do câncer de mama.

Programação

A SBM-GO preparou uma manhã repleta de atrações para abraçar todas as famílias que comparecerem à Praça Tamandaré. Confira:

. 6h30: concentração e aquecimento dos ciclistas

. 7 horas: saída do passeio ciclístico, que terá trajeto animado ao som de axé, por isso, foi batizado de "Mamareta"

. 9 horas: retorno à Praça Tamandaré e palestras educativas com profissionais de saúde

. 10h30: show com o cantor Marcelo Barra

 Vista-se de rosa e dê corpo à essa causa tão importante! Câncer de mama tem cura e diagnóstico precoce salva vidas!!!

 Serviço:
Inauguração oficial da Campanha Outubro Rosa da SBM-GO

Data: 05/10/2025

Horário: das 6h30 às 12 horas

Local: Praça Tamandaré

OBS.: entre os dias 2 e 4 de outubro ocorrerá o Congresso Brasileiro de Mastologia com a presença em massa dos médicos goianos, em São Paulo. Portanto, neste período, teremos mais dificuldade de atender aos pedidos de entrevista.

Boomerang Comunicação | Assessoria de Imprensa SBM-GO

Carolina Pessoni
Pessoni Comunicação
(62) 99686-3337
pessonicomunicacao@gmail.com