Fumaça preta indica que novo papa ainda não foi escolhido

A fumaça preta emitida pela chaminé da Capela Sistina, às 16h (do horário de Brasília) desta quarta-feira (7), indica que a Igreja Católica ainda não tem um novo papa. A primeira votação do conclave que vai eleger o sucessor de Francisco começou às 13h (18h no horário local) e irá se estender, pelo menos, até esta quinta (8).
Conforme a programação do Vaticano, haverá apenas uma votação nesta quarta. Como o novo pontífice não foi eleito na primeira rodada, os cardeais irão se reunir novamente na quinta. São até quatro votações por dias (duas na parte da manhã e duas à tarde).
Como funciona a votação?
Os cardeais escrevem, sem se identificar, o nome de quem eles querem que seja o papa em um papel e o colocam em uma urna. Depois que todos os votantes depositam as cédulas, elas são contadas e depois queimadas.
Se a fumaça gerada pela queima dos papéis for preta, o sucessor ainda não foi escolhido. Se ela for branca, temos um novo papa. São feitas até quatro rodadas de votações por dia e um cardeal só é eleito papa quando obtém dois terços dos votos. No caso deste conclave, ele precisaria de ao menos 89 votos.
Quando o papa é finalmente escolhido, o público é informado através de uma fumaça branca. O cardeal decano pergunta ao novo pontífice se ele aceita o cargo e pede para que ele escolha um nome. Por fim, o eleito veste as roupas papais pela primeira vez e é apresentado aos fiéis na varanda da Basílica de São Pedro.
(Fonte: Itatiaia/Mundo)