Eduardo Bolsonaro é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara

Eduardo Bolsonaro é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara
(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, deputado é acusado de agir contra instituições brasileiras e pode perder o cargo

Editoria/FS

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (23) abrir processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de condutas consideradas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar e poderá responder a um pedido de cassação.

A representação aponta que o deputado atuou em defesa de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil, com o objetivo de “desestabilizar instituições republicanas” do país. O caso será analisado pelo colegiado, que pode recomendar desde uma advertência até a perda definitiva do mandato, decisão que precisa ser confirmada pelo plenário da Câmara.

Com a abertura do processo, Eduardo Bolsonaro terá prazo para apresentar defesa. Em seguida, será designado um relator responsável por conduzir o caso no Conselho de Ética.

A iniciativa aumenta a pressão política sobre o parlamentar, que já vinha sendo alvo de críticas em função de declarações e posicionamentos considerados radicais. A análise do processo deve mobilizar tanto a base governista quanto a oposição, em mais um capítulo da disputa política em Brasília.