Papo de Prefeito (PodCast)

Parceria - Folha no Sudoeste e Associação Goiana dos Municípios.

Papo de Prefeito (PodCast)

Assembleia Legislativa amplia apoio aos municípios com programa de economia e devolução de recursos

Durante participação no podcast Papo de Prefeito, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, falou sobre a iniciativa da Casa voltada ao fortalecimento das administrações municipais: a devolução de parte do duodécimo economizado pelo Legislativo para financiar obras e infraestrutura nos municípios goianos.

No bate-papo, Bruno Peixoto detalhou a política de cortes adotada na Alego em sua gestão. Segundo ele, despesas como aluguéis de veículos e equipamentos foram eliminadas, processos foram digitalizados e a estrutura da Casa passou por uma modernização completa.

“Quando nós assumimos a Assembleia, havia quase R$ 400 mil por mês só com locação de veículos. Com essa economia, adquirimos a frota própria. Também cortamos os aluguéis das máquinas de café, que custavam quase R$ 60 mil por mês, e compramos as máquinas. Reduzimos drasticamente o uso de papel, tudo agora é digital”.

Bruno reforçou que o Legislativo tem assumido um papel ativo no fortalecimento das prefeituras e no desenvolvimento regional: “Cada centavo economizado será transformado em benefício concreto. Precisamos fazer com que a estrutura da Assembleia sirva à população e aos municípios. Esse é o papel do Legislativo moderno e responsável”.

Além de Bruno Peixoto, participaram do episódio os prefeitos José Délio (Hidrolândia), presidente da AGM; Diony Araújo (Itumbiara), e Rogerinho Labanca (Damolândia). Os três gestores destacaram  as conquistas em seus municípios com apoio da Assembleia Legislativa e do Governo de Goiás, e elogiaram a atuação próxima e municipalista do presidente do Legislativo.

O programa de devolução do duodécimo faz parte de uma gestão baseada em responsabilidade fiscal e compromisso com o serviço público. A Alego, que antes recebia cerca de 800 visitantes por semana, hoje atende mais de 3 mil pessoas, funcionando inclusive aos finais de semana. “A Assembleia é, de fato, a casa do povo. E nossa missão é ser parceira dos municípios em todas as frentes”, concluiu Peixoto.

Limites territoriais
O presidente do Legislativo estadual também levantou um tema sensível aos municípios: a urgente revisão dos limites territoriais entre cidades goianas. Segundo ele, há casos em que prefeituras menores, como Damolândia, prestam serviços essenciais a populações que são contabilizadas como de outros municípios maiores, comprometendo o repasse justo de recursos federais.

Sobre o podcast
O podcast Papo de Prefeito é um espaço de diálogo franco e estratégico sobre os desafios e caminhos da gestão pública em Goiás. Com apresentação do presidente da AGM, José Délio, também prefeito de Hidrolândia, e do jornalista Leandro Coutinho, o programa terá periodicidade semanal e poderá ser acessado pelo YouTube, Spotify e pelo site oficial da entidade.

Com mais de 500 mil visualizações, o Papo de Prefeito  se consolida como uma das principais vitrines para o municipalismo goiano. O programa está disponível no YouTube e Spotify da AGM.

Apoiadores
Para ser realizado, o Papo de Prefeito contou com parceiros comerciais comprometidos com a gestão municipal, como Megasoft, Sicoob Secovicred, ICS Sistemas, Faculdade ICPÓS e Chancella Consultoria Imobiliária.

Episódio completo aqui:  https://youtu.be/rx2XSRdtFbI?si=3QQG3z2q1w-UpT-8

.....................................................................................................

Rodovias escolhidas pelo Ifag serão executadas com recursos do Fundeinfra e têm objetivo de acelerar desenvolvimento em regiões estratégicas do estado

A Secretaria de Infraestrutura de Goiás (Seinfra) deve aprovar, nos próximos dias, por meio do Conselho do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), de seis a oito novas obras de pavimentação em rodovias estratégicas no estado. A informação foi dada pelo secretário Adib Elias, durante participação no podcast Papo de Prefeito, promovido pela Associação Goiana dos Municípios (AGM).

As obras serão realizadas em parceria com o setor produtivo, por meio do modelo associativo coordenado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), que permite maior agilidade e menor burocracia. “Tanto eu quanto o Pedro Sales já assinamos tudo. Está tudo documentado. Provavelmente vamos reunir o Conselho do Fundeinfra e dar a notícia do início de seis ou oito obras que o Ifag escolheu para fazer em associação com o governo do estado”, afirmou Adib.

A iniciativa foi elogiada pelos prefeitos participantes do programa Papo de Prefeito, que destacaram a importância da parceria entre estado e municípios para a execução de projetos que atendem a demandas locais. O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira, agradeceu pelo apoio e destacou: “Estamos em um ponto geográfico muito bom. Está faltando só um empurrãozinho do estado com o asfalto que será feito.”

Já a prefeita de Piracanjuba, Lenícia Canedo, ressaltou a disposição da nova gestão municipal em buscar melhorias. “Estarei lá buscando muita coisa para Piracanjuba, e o senhor vai entender quando eu chorar lá um pouquinho, para o senhor, a minha realidade”, brincou ela com o secretário Adib.

O modelo adotado nas novas obras, segundo Adib, permite driblar a lentidão dos trâmites convencionais. “Qualquer estrada que você for fazer uma licitação normal, você não vai conseguir fazer em menos de quatro, cinco meses; mais um mês para assinar o contrato e mais um mês para começar a obra”, afirmou.

O presidente da AGM, José Délio, intermediou o bate-papo e destacou a importância do investimento em infraestrutura como política pública de transformação. “A obra está na ação social, está na saúde, em qualquer pasta. Precisa da obra para instrumentalizar as ações. Isso me levou a ser candidato único com a maior votação nominal do estado.”

Com os novos projetos, o governo de Goiás avança em sua meta de consolidar os anos de 2025 e 2026 como o “biênio da infraestrutura”, focando especialmente em regiões ligadas à produção e escoamento agrícola.

Sobre o podcast
O Papo de Prefeito é um espaço de diálogo franco e estratégico sobre os desafios e caminhos da gestão pública em Goiás. Com apresentação do presidente da AGM, José Délio, também prefeito de Hidrolândia, e do jornalista Leandro Coutinho, o programa tem periodicidade semanal, com novo episódio a cada terça-feira e pode ser acessado pelo YouTube, Spotify e pelo site oficial (papodeprefeito.com.br).

Apoiadores
Para ser realizado, o Papo de Prefeito conta com parceiros comerciais comprometidos com a gestão municipal, como Megasoft, Sicoob Secovicred, ICS Sistemas, Faculdade ICPÓS e Chancella Consultoria Imobiliária.

Legenda: Secretário Adib Elias; prefeita de Piracanjuba, Lenícia Canedo; jornalista Leandro Coutinho; presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, José Délio, e o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira, no Papo de Prefeito

........................................................................................................

“As pessoas vivem nas cidades e só corta da gente”, afirma prefeito de Jaraguá sobre queda de repasses federais

Gestores municipais denunciam no podcast Papo de Prefeito falta de repasses e alertam que sem apoio da União, cidades ficam sufocadas para atender demandas básicas da população.

Durante participação no Papo de Prefeito, podcast promovido pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Jaraguá e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vítor, fez um desabafo sobre os desafios enfrentados pelas gestões municipais frente à queda nos repasses federais.

“Toda ação que o governo federal faz, que vai brincar, corta de quem? Dos prefeitos. […] As pessoas não vivem no Estado, as pessoas não vivem na União, as pessoas vivem nas cidades e só corta da gente”, declarou.

O prefeito destacou que, apesar da crescente demanda por serviços e infraestrutura, as prefeituras seguem sem apoio financeiro suficiente. “Nós temos aí esses cinco primeiros meses que o orçamento da União não foi assinado, nós não recebemos um centavo de apoio para nenhuma área até agora. Hoje é dia 15 de maio, nem um centavo”, disse.

A fala de Paulo Vítor em defesa do municipalismo foi endossada pela prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia, que contou ter custeado obras com recursos próprios sem a devida contrapartida federal: “Até os recursos que eu paguei de pavimentação asfáltica, que é permitido por lei, não foram ressarcidos. Tem mais de três milhões esperando o Ministério da Cidade liberar o pagamento”.

O presidente da AGEHAB, Alexandre Baldy, também participou do episódio e reforçou a importância do gestor público como “ferramenta de transformação”: “Deus nos confia oportunidades para nos tornarmos ferramentas de transformação.”

Paulo Vítor ainda fez questão de destacar a responsabilidade do cargo: “Você vence no dia da eleição e você ganha o dia que você sai, sai de cabeça erguida, olhando no olho das pessoas e falar assim: valeu a pena você estar na prefeitura. […] Você só tem um cargo de responsabilidade. Você não é nada mais que o servidor número um”.

O encontro reforçou a urgência de maior atenção às prefeituras, que são a linha de frente no atendimento às necessidades básicas da população, mas sofrem com a concentração de recursos na União e nos Estados.

Sobre o podcast
O podcast Papo de Prefeito é um espaço de diálogo franco e estratégico sobre os desafios e caminhos da gestão pública em Goiás. Com apresentação do presidente da AGM, José Délio, também prefeito de Hidrolândia, e do jornalista Leandro Coutinho, o programa terá periodicidade semanal e poderá ser acessado pelo YouTube, Spotify e pelo site oficial da entidade.

Apoiadores
Para ser realizado, o Papo de Prefeito contou com parceiros comerciais comprometidos com a gestão municipal, como Megasoft, Sicoob Secovicred, ICS Sistemas, Faculdade ICPÓS e Chancella Consultoria Imobiliária.


Maior sino do mundo chega a Trindade e prefeito Marden Júnior prevê Romaria histórica.

Maior sino de badala do mundo será instalado em Trindade e deve atrair milhões de fiéis. Prefeitos celebram o marco em episódio inédito do podcast Papo de Prefeito, que foi ao ar na última terça-feira (27).

Trindade se prepara para receber o maior sino de badala do mundo, com 55 toneladas, vindo da Polônia. O anúncio foi feito pelo prefeito Marden Júnior durante o quarto episódio do Papo de Prefeito, podcast da Associação Goiana de Municípios (AGM), com produção da Times Comunicação. A nova edição foi ao ar na última terça-feira (27) e tem apresentação de José Délio, presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, ao lado do jornalista Leandro Coutinho.

Durante a conversa, Marden afirmou que o sino grandioso, previsto para chegar a Trindade no dia 31 de maio, será instalado na Basílica do Divino Pai Eterno, em construção na cidade, e que o projeto tem potencial para tornar Trindade um dos principais pontos turísticos do Brasil. “É o maior sino de badala do mundo. Ele pesa 55 toneladas. Só o badala pesa 2 toneladas”, afirmou o prefeito. Ele ainda destacou a importância simbólica e econômica do monumento: “A chegada do sino talvez traga para o Estado de Goiás o maior ponto turístico nesses últimos anos”, destaca Marden.

O podcast contou também com a participação da prefeita de Perolândia, Grete Elisa, e do secretário da Retomada, César Moura. Grete destacou a força das parcerias com o governo estadual para impulsionar o desenvolvimento dos municípios. “O governador não olha o número de habitantes. Ele olha a vontade do prefeito e da prefeita de fazer”, disse.

Já César Moura projetou uma romaria histórica em 2025 em Trindade, impulsionada pela visibilidade do sino e pelo fortalecimento da imagem de Goiás no cenário nacional. “Vai ser a romaria mais segura do Brasil”, afirmou.

José Délio também ressaltou a dimensão do evento para o Estado. “Temos muita fé de que essa festa vai ser a mais bonita dos últimos tempos, vai ser histórica e vai ser lembrada por décadas, por séculos, quem sabe”, declarou.

Sobre o podcast
O podcast Papo de Prefeito é um espaço de diálogo franco e estratégico sobre os desafios e caminhos da gestão pública em Goiás. Com apresentação do presidente da AGM, José Délio, também prefeito de Hidrolândia, e do jornalista Leandro Coutinho, o programa terá periodicidade semanal e poderá ser acessado pelo YouTube, Spotify e pelo site oficial da entidade.

Apoiadores

Para ser realizado, o Papo de Prefeito contou com parceiros comerciais comprometidos com a gestão municipal, como Megasoft, Sicoob Secovicred, ICS Sistemas, Faculdade ICPÓS e Chancella Consultoria Imobiliária.