Master Mechanic chega à terceira temporada com novos desafios para equipe de mecânicos agrícolas e jurados

Master Mechanic chega à terceira temporada com novos desafios para equipe de mecânicos agrícolas e jurados
Seis mecânicos, divididos em duplas, disputam o prêmio de melhor do Brasil. Fotos: Divulgação

José Fernando Schlosser, professor da UFSM; Marcela Rafael, apresentadora; Fernando Viana, coapresentador; Sandra Nalli, CEO e fundadora da Escola do Mecânico; e Adriano Sontag, do time de serviços AGCO

Reality show estreia 16 de outubro no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube; destaque desta temporada é o pulverizador MF 500R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca 

Com desafios técnicos complexos e histórias inspiradoras, o Master Mechanic Brasil estreia sua terceira temporada como uma das principais iniciativas do setor agro voltadas à valorização e qualificação dos mecânicos agrícolas. Realizado pela Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, o reality show de competição entre mecânicos agrícolas destaca a importância da qualificação no campo para a operação de máquinas cada vez mais tecnológicas e conectadas.

“O Master Mechanic reforça o nosso compromisso com a formação técnica no campo e com a valorização dos profissionais que garantem a eficiência das máquinas agrícolas. Acreditamos que reconhecer essas competências é essencial para impulsionar a produtividade e preparar o agro para os desafios de um cenário cada vez mais tecnológico”, afirma Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul.

A nova edição terá três episódios exibidos nos dias 16, 23 e 30 de outubro no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube. A competição reúne seis mecânicos da rede de concessionárias Massey Ferguson, selecionados entre os melhores profissionais do Brasil. Nesta edição, os participantes são dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Ao final dos desafios, a dupla vencedora receberá R$ 50 mil e um troféu exclusivo.

O destaque desta temporada é o pulverizador MF 500R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca e fundamental para garantir aplicações sustentáveis e precisas. Os mecânicos enfrentarão situações reais de campo e precisarão realizar diagnósticos técnicos precisos, simulando o que ocorre no dia a dia da mecanização agrícolas. Serão avaliadas a capacidade de interpretação técnica e resolução de problemas, competências cada vez mais presentes na rotina de quem trabalha com máquinas e tecnologias agrícolas.

A banca de jurados é formada por José Fernando Schlosser, professor titular do Departamento de Engenharia Rural e diretor do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Santa Maria; Sandra Nalli, CEO e fundadora da Escola do Mecânico; e Adriano Sontag, do time de serviços AGCO.

José Fernando Schlosser, presente nas três edições, destaca a evolução do projeto: “Viemos crescendo desde a primeira temporada. Agora, na terceira, mostramos a complexidade dos equipamentos e como os mecânicos estão cada vez mais preparados. É também uma oportunidade de apresentar máquinas com alta tecnologia e de reforçar a importância de encontrar mão de obra qualificada, algo cada vez mais desafiador já que os equipamentos evoluem rapidamente e nem sempre há profissionais preparados para operá-los”, pontua.

Sandra Nalli, representante das mulheres entre os jurados, acredita no poder de transformação da iniciativa. “O Master Mechanic traz visibilidade a uma profissão tão bonita, que é o ofício da mecânica. Muitas vezes, as novas gerações não possuem tanto interesse por essa carreira e o projeto vem justamente trazer à tona essa paixão, demonstrando que o mecânico é um profissional essencial e que ajuda a movimentar o nosso país. Além disso, apresenta ao público toda a complexidade e os desafios diários da profissão”, afirma.

Estreando como jurado, Adriano Sontag, com mais de 20 anos de experiência em equipamentos da marca, reforça a importância do projeto. “O Master Mechanic fortalece o nosso ponto focal, que é o mecânico. Mostra o quanto eles se preparam para chegar até aqui e que existe um processo contínuo de evolução, treinamento e diagnóstico. É a valorização da nossa principal ferramenta do dia a dia: o técnico de campo”, destaca.

A competição será comandada pela jornalista Marcela Rafael, com ampla experiência no jornalismo esportivo. “É emocionante ver ideias ganhando vida e perceber que, juntos, conseguimos criar algo especial. A oportunidade de apresentar o Master Mechanic me mostra mais uma vez o quanto trabalhar em equipe e ao lado de amigos transforma tudo em algo grandioso. Sou grata por conhecer tantos profissionais que se entregam ao trabalho em busca da excelência. E conseguem”, diz.

Produtor rural e influenciador digital, Fernando Viana será o coapresentador do programa. Por lidar diariamente com máquinas agrícolas, ele ressalta a importância do reality para valorizar quem está por trás da produtividade no agro. “É um programa 100% voltado para o mecânico e, nesta terceira edição, a história desses profissionais está sendo contada de forma ainda mais completa. O mecânico precisa ser o protagonista, porque é ele quem garante que tudo funcione lá na ponta. Se não houver valorização, o ciclo se quebra e, sem mecânico, a máquina para”, conclui.

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

AGCO - Atendimento à Imprensa
E-mail: 
agco@fsb.com.br