“Chapeuzinho Esfarrapado” encerra circulação na cidade de Pirenópolis

“Chapeuzinho Esfarrapado” encerra circulação na cidade de Pirenópolis
Foto: Divulgação

A peça trata com poesia e sutileza sobre a autoproteção e formas de se reagir ao bullying e outras situações de opressão.  As apresentações acontecem nesta sexta-feira, 26, às 14h e sábado, 27, às 16h, no Theatro Sebastião Pompeu de Pina. A entrada é gratuita e o acesso é por ordem de chegada

O espetáculo “Chapeuzinho Esfarrapado” é livremente inspirado no conto homônimo do folclore escandinavo e traz ao palco uma montagem repleta de brasilidade. Como uma brincadeira, a estrutura narrativa remete ao jogo dos sete erros. Na peça, a personagem Conceição passa por uma cena que se repete algumas vezes de maneira diferente, dando a ver seu processo de amadurecimento. A cada repetição, ela experimenta formas de se proteger do Trácado, personagem que tenta se apoderar da sua cozinha - espaço mágico onde ela elabora seu desenvolvimento físico e espiritual através dos alimentos.

O texto do espetáculo é da dramaturga Marcia Zanelatto, a direção é de Camila de Sant’Anna e Lidia Olinto. No palco os atores Silvia Paes e Mattoso Ribeiro interpretam dois personagens chaves: um opressor e um oprimido. Conceição é oprimida, enquanto, a opressão vem do Trácado. O projeto de circulação em Goiás é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com o apoio do Instituto Biapó e do SESC GO.

Para o ator Mattoso Ribeiro, a experiência de subir ao palco ao lado de Silvia Paes é um gesto de diálogo com o público e de enfrentamento às estruturas sociais. “Gosto de observar as reações das crianças, quando se surpreendem ou ficam concentradas na cena, e provocar novas formas de olhar para a história. Trabalhar com a Silvia torna isso ainda mais interessante, porque conseguimos trocar muito em cena e criar juntos nesse espetáculo, que questiona o patriarcado de um jeito prático e vivo”, completa.

Trilha sonora

Mattoso Ribeiro assina também a trilha sonora do espetáculo. O artista enriquece a experiência teatral com composições originais que são executadas ao vivo. “A trilha sonora ajuda a dar ritmo e preencher o espaço da cena, mas também cria atmosferas que ajudam o público a sentir e acompanhar melhor a história. Ela conduz as emoções, marca momentos importantes e enriquece a experiência da peça”, explica.

“Chapeuzinho Esfarrapado” nas cidades de Goiânia e Cidade de Goiás foi sucesso de crítica e público. Somando as plateias das duas cidades goianas, mais de 500 pessoas puderam acompanhar a história de superação da protagonista Conceição. A expectativa da equipe do espetáculo agora é também criar um espaço para brincar, encantar e refletir, na cidade de Pirenópolis.

Serviço

Assunto: Circulação – “Chapeuzinho Esfarrapado”

Quando: sexta-feira (26/09) às 14h e sábado (27/09) às 16h com Libras e Audiodescrição

Onde: Theatro Sebastião Pompeu de Pina (R. Comendador Joaquim Alves, 15 - Centro, Pirenópolis - GO)

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Mais informações: @chapeuzinho.esfarrapado

Entrada gratuita!