Visita de chineses busca atrair investimentos para Jataí

Visita de chineses busca atrair investimentos para Jataí
Foto: Reprodução

Reunião com os asiáticos podem representar um passo significativo para fortalecer a relação econômica entre Goiás e China

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), conduziu as reuniões com delegações de empresários chineses esta semana, na busca para atrair investimentos substanciais ao estado. O encontro teve como destaque, a possível injeção de pelo menos R$3 bilhões na economia goiana. 

Primeiramente, Daniel conversou com representantes de uma indústria mineradora durante um almoço. Depois, ele recebeu investidores da Ningxia Eppen Biotech, uma empresa chinesa especializada na produção de aminoácidos, com foco em nutrição animal e vegetal, aditivos alimentares e fertilizantes.

As discussões com a delegação da Ningxia Eppen avançaram com a visita dos empresários numa área em Jataí. O encontro permitiu que os asiáticos avaliassem o local que possivelmente abrigará o próximo empreendimento da empresa em solo goiano. 

O acordo é fazer um relatório detalhado que será enviado aos chineses nos próximos dias, cujo conteúdo destacará as condições favoráveis que eles encontraram para a expansão de seus negócios em Goiás.  

Por parte do governo de Goiás e sob determinação do governador Ronaldo Caiado, haverá grande disposição para atender os empresários em todas as necessidades, segundo Daniel Vilela. “Atender a fim de que eles venham em Goiás”, frisa.  

Na ocasião, os investidores Ma Song, Bai Pengya e Steven Bao expressaram a necessidade de um espaço mínimo de 50 hectares para a produção anual de 350 mil toneladas de aminoácidos e 200 mil toneladas de subprodutos, com a matéria-prima principal sendo o milho, um recurso em abundância em Goiás.

Participando do encontro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), representada por Pedro Leonardo, ofereceu aos empresários chineses uma visão geral da produção agrícola no estado e destacou os indicadores que ressaltam a força do agronegócio goiano. 

Além do mais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), liderada por Andréa Vulcanis, passou informações sobre o licenciamento ambiental, ao lembrar que Goiás é uma referência nacional devido ao seu modelo automatizado de licenciamento.

Os empresários chineses também demonstraram interesse na política de incentivos fiscais adotada pelo governo estadual. A secretária-adjunta de Economia, Renata Noleto, até mesmo, destacou que “não existem incentivos fiscais melhores do que em Goiás”. 

Anfitrião do encontro, o prefeito de Jataí, Humberto Machado, reafirmou seu empenho em receber a empresa no município, lembrando que com essa oportunidade, há perspectivas de criação de um grande número de vagas de trabalho para os moradores da região.

O encontro contou com a presença de representantes do Gabinete de Assuntos Internacionais, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), além de representantes de entidades de classe, como a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio). 

Por fim, os empresários relatam que as reuniões com os chineses representam um passo significativo no caminho para fortalecer a relação econômica entre Goiás e China, com a possibilidade de investimentos substanciais, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.