Hapvida une risadas que curam e conscientização em programação especial para crianças e famílias em Goiás

Atividades lúdicas mostraram o poder do brincar na recuperação de pequenos pacientes, enquanto ações do Outubro Rosa reforçaram cuidados com a saúde
Os sons contagiantes de risadas de crianças ecoaram pelos corredores de unidades da Hapvida em Goiás ao longo da semana passada. Mais do que um simples momento de diversão: foi um remédio para a alma. Durante a programação especial da Semana da Criança, realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, atividades lúdicas e educativas encantaram a comunidade hospitalar. A ação reforça a importância de incentivar brincadeiras longe das telas para promover o desenvolvimento saudável na infância.
A iniciativa aconteceu nas clínicas e hospitais da rede em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Quirinópolis. Cada detalhe foi cuidadosamente elaborado para promover o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças. Seguindo as diretrizes de acolhimento e acompanhamento da Hapvida, destacou-se a importância de atividades criativas, como arte e dramatização, para estimular habilidades e fortalecer os vínculos familiares.
Uma semana de fantasia e criatividade
As unidades da Hapvida se transformaram em um grande espaço de imaginação. As clínicas Setor Bueno, Nova Bueno, Setor dos Funcionários e Mineira de Aparecida receberam uma programação temática diferente a cada dia:
• 06/10 (Segunda-feira) – Dia do Pijama
• 07/10 (Terça-feira) – Dia da Fantasia
• 08/10 (Quarta-feira) – Dia do Brega – os inimigos da moda
• 09/10 (Quinta-feira) – Quinta das Profissões
• 10/10 (Sexta-feira) – Crazy Party
“Cada data buscou valorizar a imaginação, a socialização e o brincar coletivo, reforçando a nossa mensagem de que brincar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças”, explicou a Coordenadora Técnica da Medprev e do TEA da Hapvida Goiás, Karina Siqueira.
Atividades lúdicas trouxeram alegria ao atendimento hospitalar, ambulatorial e psicológico às crianças. Segundo a psicóloga e coordenadora da Medprev e do TEA, esses momentos de distração promovem momentos mais leves e livres, o que ajuda muito a criança a interagir melhor com os profissionais de saúde e demais pacientes. “O TEA tem muita dificuldade de interação social. Atividades lúdicas ajudam a minimizar danos e aumentar vínculos entre paciente e terapeutas”, pontua Karina.
Oficinas para pais: resgatando a infância
Um dos diferenciais da programação foi o convite aos pais para participarem ativamente. Eles foram envolvidos em oficinas criativas para construir brinquedos que remetessem à própria infância, presenteando os filhos com algo original e carregado de afeto. A ação reforçou a importância do tempo de qualidade em família como parte do processo de cuidado.
Outubro Rosa também em foco
Paralelamente às comemorações pelo Dia das Crianças, a Hapvida manteve suas ações de conscientização do Outubro Rosa, levando informação e cuidado.
No Hospital PROMED, a equipe de Nutrição Hospitalar promoveu, no último dia 10, o projeto "Refeição Rosa", que une gastronomia e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Já o Hospital América realizou, na sexta-feira, 11, o "Cine Pipoca – Desperte a criança que há em você!", uma sessão de cinema para integração entre colaboradores e pacientes.
Para finalizar, o Hospital Quirinópolis, promoveu no último dia 14 "Ações de Conscientização – Outubro Rosa", com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce.
As iniciativas, que mesclam alegria, cuidado familiar e atenção à saúde, reforçam o compromisso da Hapvida em promover saúde integral, afeto e bem-estar em todas as fases da vida.
BM2 Comunicação
(62) 98198-5394
Patrícia Santana