Caçu é destaque no ranking de cidades com desenvolvimento sustentável

Caçu é destaque no ranking de cidades com desenvolvimento sustentável
A prefeita Ana Claudia Lemes, pontua que essa é uma classificação muito importante para o município, pois reforça o trabalho em conjunto de todas as áreas da atual gestão. Foto: Reprodução

A pontuação geral do município goiano, é de 56,66 de um total de 100 pontos, apresentando no geral um nível médio de desenvolvimento sustentável, ficando na 330ª classificação dos 5.570 municípios do Brasil.

Entre os municípios do extremo Sudoeste Goiano, Caçu é destaque ocupando o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR) 2023 e em 3º colocado entre todas as cidades do Estado de Goiás, à frente da capital Goiânia.

O índice avalia 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando áreas como saúde, educação, renda, moradia, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, meio ambiente, saneamento, infraestrutura entre outros.

De acordo com as informações coletadas para formalização do ranking divulgado neste mês de agosto, Caçu apresenta um nível de desenvolvimento alto nos objetivos de saúde de qualidade, água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, trabalho digno e crescimento econômico, reduzir as desigualdades, proteger a vida marinha e cidades e comunidades sustentáveis.

A pontuação geral do município é de 56,66 de um total de 100 pontos, apresentando no geral um nível médio de desenvolvimento sustentável, ficando na 330ª classificação dos 5.570 municípios do Brasil.

Segundo o Instituto Cidades Sustentáveis, responsável pelo levantamento dos dados, o IDSC projeta gerar um movimento de transformação na gestão pública municipal, além de orientar a ação política dos prefeitos para definição de referências e metas nos municípios brasileiros.

A prefeita Ana Claudia Lemes, pontua que essa é uma classificação muito importante para o município, pois reforça o trabalho em conjunto de todas as áreas da atual gestão. “O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades avalia uma série de objetivos, como saúde e bem-estar, educação de qualidade, saneamento, consumo e produção responsáveis, entre outros. E com o avanço positivo do nosso município em relação a esses objetivos, significa que Caçu está progredindo a cada dia”.

A respeito dos métodos de trabalho utilizados para atingir esses resultados, Ana Claudia explica que desde o início do seu primeiro mandato, tem priorizado melhorar a infraestrutura da cidade deixando-a mais bonita, iluminada, construindo praças para a prática esportiva, levando saneamento básico para os bairros, asfalto, além de ofertar suporte ao produtor rural. “Não medimos esforços e investimos fortemente na educação do nosso município, com a reforma de todas as nossas escolas municipais, com incentivos aos nossos professores e alunos. Na área da saúde, equipamos o hospital municipal, renovamos a frota de veículos e fortalecemos a atenção básica de saúde”, detalha a prefeita ao mesmo tempo que pontua também ter melhorado a qualidade das estradas, visto que o município é forte no agronegócio, sendo importante ter infraestrutura de estradas para o escoamento da produção. “Nossa gestão tem trabalhado conjuntamente, por isso Caçu está em um patamar muito bom”.

A prefeita ressalta que a comunidade pode esperar que vira ainda mais melhorias para o município. “Já alcançamos bons índices e vamos continuar trabalhando para que outras áreas possam progredir. Temos o desejo de fomentar o turismo sustentável no nosso município, fortalecendo a economia local com a geração de emprego e renda, trazendo novas empresas e turistas para Caçu”, finaliza.