Ciclistas de Mineiros participaram do Desafio dos 300 Km edição 2023

Ciclistas de Mineiros participaram do Desafio dos 300 Km edição 2023
Fotos: Paulo Torres Siqueira

Por: Liah Resende

A edição 2023 do desafio dos 300 KM foi realizada no último fim de semana, entre os dias 28 a 30 de julho, percorrendo os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul e contou com a participação de 60 ciclistas.

De acordo com o organizador do passeio, Nilton Jr, que já pedala a cerca de 3 anos, foi necessário preparar uma estrutura grande para dar suporte aos participantes. “O passeio de 340 km teve 26 horas percorridas somando ida e volta.  A soma de altimetria chegou a mais de 2 mil metros de elevação. Em todo tempo os ciclistas estiveram amparados com veículos de segurança e receberam além de alimentação, a hidratação necessária durante todo percurso", enfatiza.

Para 2024 vamos realizar o passeio no mês de maio. Queremos atrair mais participantes para 4ª edição do Desafio dos 300. Esse ano, além dos participantes de Mineiros, tivemos ciclistas de Jataí (GO). Para o ano que vem o objetivo é que esse número de participantes aumente também", finaliza o organizador.

Pela primeira vez participando do Desafio, o empresário Adriel Alves lembra que o objetivo foi a tentativa de superar seus próprios limites. "Pedalo a pouco tempo, porém eu queria conhecer meus limites e como eu nunca tinha pedalado essa distância tão grande eu quis me desafiar e foi uma sensação indescritível, consegui concluir com sucesso. No próximo ano irei participar novamente", pontua.

Durante todo o trajeto, os participantes contaram com veículos de apoio oferecendo segurança aos ciclos viajantes. Pelo terceiro ano consecutivo, o estudante de veterinária Pedro Wisley Dundi presta serviço como voluntario no projeto como carro batedor afim de garantir a segurança do grupo. Segundo ele, o trabalho é gratificante. "Como utilizamos a comunicação via rádio, entre os demais veículos e entre os próprios ciclistas, facilita muito a passagem de informação e instruções sobre o trafego, obstáculos e demais situações referentes ao passeio, com isso, nada passa desapercebido e eles estão sempre sendo informados e atentos sobre tudo. Me sinto honrado em poder colaborar com esses guerreiros”, lembra Dundi.

De acordo com o motorista carreteiro, Osneir Ferreira do Nascimento, o respeito no transito é extremamente importante para evitar acidentes. "Estou na estrada a 18 anos, e percebo que a presença dos ciclistas nas rodovias tem aumentado significantemente, então eu procuro fazer a minha parte e respeitar o gosto deles por essa atividade esportiva, como meu veículo é maior procuro sempre protegê-los, quando os vejo, procuro sinalizar para quem vem ao contrário, quando consigo, até afasto o caminhão para passar mais longe. Não adianta eu achar que o direito é só meu, tenho amigos carreteiros que pedalam e carregam suas bicicletas na carreta, familiares e amigos que fazem isso também, então procuro respeita-los nesse espaço também," pondera o motorista.