Ministério Público de Goiás adere sistema digital para gerenciar contratos e obras

Ministério Público de Goiás adere sistema digital para gerenciar contratos e obras
Foto: Divulgação/Softplan

Tecnologia contempla APP Diário de Obras para medições e fiscalização do andamento de obras do MP-GO em execução no Estado; veja o que muda

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) começou a utilizar um software especializado na gestão de contratos e obras que permite administrar e acompanhar de forma 100% digital, em tempo real, contratos que envolvem reformas e construções de edificações do órgão. A tecnologia, que inclui um aplicativo ‘Diário de Obras’, começou a ser implantada neste semestre nas sedes das promotorias de Jataí, no sudoeste goiano, e Formosa, no entorno do Distrito Federal. Juntas as obras têm custo estimado de quase R$ 9,4 milhões. A nova sede da comarca de Morrinhos, no Sul do Estado, será a próxima a ter apoio do software.

A adesão do Obras.gov, solução da Softplan — especialista em softwares para Gestão Pública — contratada para fornecer a tecnologia ao setor de engenharia institucional do MP-GO, visa resolver uma demanda antiga para padronização de orçamentos, gerenciamento dos contratos e acompanhamento das medições “in loco” das obras. Antes tudo era registrado em inúmeras planilhas preenchidas a mão, além de milhares de documentos físicos que dificultavam o rastreio de informações e consultas relacionadas a cada obra, aumentando riscos de falhas e de retrabalho.

A expectativa é de que a digitalização e integração de dados garanta uma gestão inteligente das ações licitadas ou já contratadas. O investimento é também um marco na transformação digital iniciada pelo MP-GO para conferir mais transparência, celeridade e eficiência nos serviços prestados aos goianos. 
“A Transformação dos Serviços Públicos em Goiás está em pleno desenvolvimento e o MP-GO orgulha-se de estar ampliando seus esforços nesse caminho. Hoje somos um dos quatro únicos estados brasileiros com uma estratégia de transformação digital em vigência, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o governo goiano está entre os dez governos que mais realizam ações e ofertam serviços públicos digitais. No âmbito do Ministério Público Estadual, desde junho de 2020 todos os novos autos administrativos criados no órgão são eletrônicos e, agora, temos a oportunidade de agregar a tecnologia aos processos de obras”, celebra Sérgio Botassi, Superintendente de Engenharia da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Goiás.

Fagner da Silva Bueno, Engenheiro Civil e Analista em Edificações no MP-GO, endossa que o sistema vai permitir aos servidores do canteiro de obras das construções, maior organização das informações captadas do início ao fim de cada projeto em uma única ferramenta. Assim, os trabalhos são padronizados e há ganho na coleta de indicadores e formulação de relatórios específicos para ajudar nas tomadas de decisões. Essa mudança inclui uma melhor gestão do controle de saldo de empenho e execução da obra, potenciais aditivos e agilidade no desembolso financeiro.

“Apesar do Ministério Público fiscalizar outras esferas públicas, também precisa prestar contas. O que estamos fazendo a partir da adesão tecnológica é garantir que isso seja feito de forma fácil, rápida e íntegra. Antes os processos de obra reuniam dezenas de pastas físicas e era necessário até mesmo apoio logístico para tramitar os documentos de um órgão a outro. Agora essas informações são centralizadas e armazenadas em nuvem”, aponta Bueno.

Diário de Obras deixa o papel e passa a ser automatizado

Um dos principais destaques da adesão do sistema digital é a disponibilização do aplicativo “Diário de Obras” aos fiscais que verificam o avanço semanal e a conformidade das ações realizadas pelas empresas contratadas para efetuar cada construção e as definições acordadas em contrato. O aplicativo mobile, que pode ser acessado pelo engenheiro responsável por meio de tablet ou smartphone, registra o status da construção digitalmente por meio de imagens, vídeos, anotações e informações estratégicas do serviço.

De acordo com Fagner Bueno, até o ano passado esse acompanhamento era feito em papel e por meio de catalogação de fotos, ou seja, o fiscal precisava conferir e validar uma série de itens e ocorrências rotineiras página a página, onerando mais tempo para questões operacionais. Hoje a atividade é automatizada e a checagem é realizada com poucos cliques, por meio de um checklist específico com mais de 80 itens cadastrados. A automatização desse processo já gera alívio para os responsáveis pela fiscalização das obras.

“Com o uso do sistema é gasto menos tempo para fazer cálculo de aditivos, reajustes, organização de documentos e mesmo o planejamento de ações. Conseguimos saber, por exemplo, o que está acontecendo em tempo real na obra e a superintendência do MP tem acesso imediato a essa informação, possibilitando um acompanhamento mais efetivo do dia a dia da obra”, afirma Bueno.

Rosi Fabiane Hoffmann Moro, analista de negócios da Softplan, destaca que além do APP Diário de Obras — considerado a “cereja do bolo” das utilidades do Obras.gov no MP-GO — outro recurso disponibilizado é o SCO (Composição de Custos e Orçamentos), capaz de agilizar a elaboração das composições de serviços e orçamentos de obras.

Ainda segundo Rosi, o sistema também contempla o módulo SMO (Gestão de Contratos e Medições), no qual é feita a gestão dos contratos e análise de cronogramas, saldos, alterações e o andamento físico das obras. “Isso inclui a possibilidade de aferir o status percentual de evolução dos trabalhos com relação ao período previsto de execução da obra”, afirma. Tudo aos olhos do cidadão, que vai poder acompanhar com mais transparência o andamento das construções por meio de um “Mapa Interativo de obras”, contendo detalhes atualizados de cada etapa da construção em um mapa virtual aberto e disponível na internet.

Por fim, o MP-GO passa a ter acesso a um painel eletrônico de indicadores com diversos gráficos gerados no canteiro de obras com dados compartilhados contendo informações de todos os módulos disponíveis no sistema, possibilitando antever necessidades e definir ações prioritárias mês a mês até a conclusão de reformas e novas edificações.

Luan Martendal
Assessoria de Imprensa