Evento especial valoriza saberes quilombolas e exibe documentário com mulheres Kalungas em Goiânia

Evento especial valoriza saberes quilombolas e exibe documentário com mulheres Kalungas em Goiânia
Fotos: Divulgação

Obra dirigida por Lak Shamra e Thassio Freiree narra a força feminina diante da enchente que atingiu o Rio Paranã em 2022. Atividade tem entrada gratuita e feira de produtos

Na próxima quinta-feira (22/05), às 20 horas, o Cine Cultura, no Centro de Goiânia, será palco de um evento potente e cheio de ancestralidade: a exibição gratuita do documentário “Mátria Amada Kalunga”, dirigido por Lak Shamra e Thassio Freire. A produção acompanha a vivência de 27 mulheres Kalungas após a enchente do Rio Paranã, que atingiu comunidades quilombolas na região da Chapada dos Veadeiros (GO).

Mais que uma sessão de cinema, o encontro será uma oportunidade única de escutar de perto as vozes dessas mulheres, que estarão presentes no evento. O documentário mergulha em temas como pertencimento, espiritualidade, reconstrução e resistência — sempre a partir do olhar feminino e coletivo das comunidades Kalungas.

A atividade é promovida pela Casa de Memória da Mulher Kalunga, projeto idealizado pela quilombola Marta Kalunga, que atua na preservação e valorização dos saberes e fazeres das mulheres de seu território. Projeto inédito em Goiânia, que trará várias mulheres kalungas a capital goiana, permitindo trocas de saberes genuínas com público presente.  

Após a exibição, o público com pulseira do evento poderá participar de uma programação especial no Prosperidade Cultural, espaço localizado a poucos metros do Cine Cultura. Por lá, haverá:
* Chopp gratuito
* Feira com produtos Kalungas
* Exposição 
* Música ao vivo e roda de conversa

???? Uma noite para sentir o Cerrado, encontrar memórias vivas e honrar a força de um povo que resiste há séculos.

SERVIÇO:
???? Exibição do documentário: “Mátria Amada Kalunga”
Quando: Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Horário: 20 horas
???? Local: Cine Cultura – Centro de Goiânia (na Praça Cívica) e Prosperidade Cultural (Beco do Codorna)
Entrada gratuita
Mais informações: @matriaamadafilme @casadememoriakalunga