IInteligência Artificial ganha força no Brasil com negócios que conseguem se reinventar com tecnologia acessível e prática

Empresa goiana SuasVendas impulsiona o uso prático da IA entre PMEs e reforça o protagonismo nacional no cenário global de inovação
A inteligência artificial deixou de ser um conceito distante para se tornar uma realidade presente no dia a dia de empresas brasileiras. E, nesse movimento, o Brasil não apenas acompanha as tendências globais, mas se destaca ao impulsionar negócios de pequeno e médio porte por meio da tecnologia. Impulsionada pela popularização de ferramentas acessíveis e pela crescente demanda por automação e eficiência, a IA tem sido cada vez mais integrada a processos como atendimento ao cliente, análise de dados, vendas e tomada de decisão, como o que é oferecido pela empresa goiana SuasVendas.
Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil não está atrasado na corrida da inteligência artificial. A adoção de IA pode adicionar até 13 pontos percentuais ao PIB brasileiro até 2035, segundo estudo da PwC. Outro estudo da Accenture estima que a IA pode agregar US$ 429 bilhões ao PIB do Brasil até 2036, desde que haja qualificação da mão de obra. Outro ponto importante é que 53% das startups brasileiras já aplicam IA em seus negócios; 31% estão desenvolvendo novos produtos baseados em IA.
Com soluções pensadas para serem acessadas até pelo WhatsApp, a empresa aposta na inteligência artificial como aliada direta da produtividade e da simplificação dos negócios. De acordo com Vitor Nogueira, CEO e cofundador da empresa, as principais tendências apontam para uma nova era da IA. “Estamos vivendo uma virada de chave. Ferramentas como o Google Memory Bank vão transformar a relação com assistentes virtuais, e a tokenização da economia está criando novos modelos de negócio. A IA não vai apenas automatizar, ela vai gerar valor e mudar a lógica de produtividade e receita”, explica.
Além disso, a popularização de modelos de IA generativa, como assistentes virtuais, análise de linguagem natural, reconhecimento de imagem e voz está tornando a tecnologia cada vez mais presente em plataformas voltadas ao público final, como aplicativos de vendas, ferramentas de CRM e automação via chat. Empresas estão conseguindo gerar mais valor com menos esforço operacional, aumentando produtividade, otimizando recursos e melhorando o atendimento ao cliente.
“A grande força do Brasil está na capacidade de aplicar a tecnologia para resolver problemas reais. Enquanto em outros países a IA ainda está nos laboratórios, aqui ela já está no bolso do vendedor que faz negócios pelo WhatsApp. Isso é democratização tecnológica. Tudo o que antes era feito em planilhas, hoje pode ser resolvido com poucos toques. Isso muda completamente a base da produtividade”, afirma Pedro Felix, cofundador e CTO do SuasVendas.
Para se ter uma ideia da importância da IA, ainda segundo uma pesquisa chamada “CNPJs do Brasil”, feita pela BigDataCor, em apenas dois anos, de 2023 a 2025), o número de empresas que têm “IA”, “Inteligência Artificial” ou termos semelhantes no nome cresceu 857%, passando de 142 novos CNPJs para 1.209. No total, o Brasil já acumula mais de 2.000 empresas com esse perfil, segundo o mesmo estudo.
“Sem confiança, nenhuma tecnologia se sustenta. Colocamos a ética e a privacidade como pilares da nossa estratégia. É importante sempre visar a transparência, a segurança e a simplicidade. O cliente precisa entender o que está sendo feito, confiar que seus dados estão protegidos e conseguir usar a tecnologia sem complicação. Esse é o caminho para construir algo que seja realmente transformado. Nossa visão é clara: IA deve apoiar a decisão humana, não substituir o olhar crítico do empresário. Por isso trabalhamos sempre com camadas de segurança e transparência no uso de dados”, finalizam.
Sobre o SuasVendas:
Fundado em 2008, o SuasVendas é uma plataforma digital especializada em gestão comercial e empresarial, desenvolvida para atender representantes comerciais, vendedores externos, empreendedores, indústrias, distribuidores e empresas de diversos portes. Com sede em Goiás, a solução oferece funcionalidades que integram vendas, controle financeiro, CRM e e-commerce B2B. Com mais de 30 mil usuários ativos e 3.200 clientes, a plataforma atua em todo o território nacional e mantém operações internacionais, com presença efetiva na Argentina.