PROCON JATAÍ DIVULGA PESQUISA DOS PREÇOS DE CARNES NOS SUPERMERCADOS E AÇOUGUES

PROCON JATAÍ DIVULGA PESQUISA DOS PREÇOS DE CARNES NOS SUPERMERCADOS E AÇOUGUES
Foto: Divulgação

O Procon Jataí realizou nos dias 06 a 08 de junho de 2022, preços de 27 (vinte e sete) tipos de carnes bovina, suína e de frango, em onze estabelecimentos que comercializam esses produtos na cidade de Jataí. De acordo com o órgão os estabelecimentos pesquisados foram:  

Supermercado Jataí - Rua Riachuelo, 1.777 - Setor Santa Maria;
Tosta Supermercados - Rua Itarumã, 197 - Setor Santa Maria;
Super 1 Supermercado - Av. Veriano de Oliveira Lima, 867 - Setor Santa Maria;
Adão Supermercado - Rua José Pereira Rezende, 384 - Centro;
Mercadão da Economia - Rua João Rosa Soares, 130 - Centro;
Supermercado do Lar - Rua Capitão Serafim de Barros nº 1.691 - Setor Santa Maria;
Casa de Carne Guimarães - Rua Salgado Filho, 297 - Setor Aeroporto;
Varejão de Carne Pio XII - Rua Castro Alves, 1.592 - Setor Santa Maria;
Casa de Carne Pague Menos - Rua Jerônimo Silva, 692 - Centro;
Casa de Carne Nelore - Rua Deputado Costa Lima, 1.517 - Setor Santa Maria;
Varejão de Carnes Costelão - Rua Miranda de Carvalho, 2.268 - Setor Aeroporto.

RECOMENDAÇÕES DO PROCON JATAÍ

Ao adquirir um produto, o consumidor tem o direito e o dever de exigir qualidade. O Código de Defesa do Consumidor é uma lei que o protege e o faz valer esse direito.

Cuidados na hora da compra:

Os açougues devem ter boas condições de higiene. As paredes devem ser revestidas de azulejo e o piso de cerâmica. O funcionário que manuseia a carne deve utilizar luvas, usar uniforme e manter os cabelos presos ou cobertos por um gorro. Fique atento! Não é permitido o transporte de peças de carne desembaladas.

Os estabelecimentos deverão exibir, de forma clara, precisa e ostensiva, informações referentes à identificação da origem da carne.

A pesagem deve ser feita à vista do consumidor; qualquer contrapeso de carne só poderá ser adicionado com o seu consentimento. É proibida a venda de carne com sebo e pelancas.

Carnes pré-embaladas e congeladas, encontradas normalmente em supermercados, devem ser mantidas em balcão ou câmara frigorífica. Atenção: "freezer" ou balcão frigorífico 

fora da temperatura correta, ou quando desligados à noite, formam água no chão; sinal de que os produtos também saíram da sua temperatura ideal. Não compre produtos nessas condições.

Evite comprar carnes de ambulantes, pois os animais poderiam estar doentes ou terem sido abatidos em condições inadequadas de higiene. Esses comerciantes, por vezes, não observam as condições adequadas de temperatura e higiene, e, sobretudo, não fornecem nota fiscal.

É obrigatório o uso de luvas descartáveis no manuseio de carnes, peixes e aves em feiras livres. 

Conferindo a qualidade:

Carne bovina: a cor natural é vermelho-clara. Não compre aquela que apresentar partes escurecidas ou secas, características de carne deteriorada. A carne deve ser moída à vista do consumidor, a fim de evitar mistura de carne fresca com deteriorada, ou carne de primeira com a de segunda;

Carne suína: não compre se notar pequenas bolinhas brancas, conhecidas popularmente como "canjica". Esses focos denunciam a presença de parasita "solitária". Nunca coma carne de porco malpassada.

Frango: a carne deve apresentar-se firme, com coloração amarelo-pálida, brilho e cheiro suave. Manchas esverdeadas, azuladas e/ou mau cheiro indicam processo de deterioração.

Embutidos: lingüiças, salsichas, mortadela, presunto, salsichão, etc., não devem conter líquido na embalagem. Manchas esverdeadas ou produto solto dentro do pacote indicam que houve entrada de ar e, por esta razão, o produto pode estar estragado. Quando esses produtos forem vendidos a granel, exija a comprovação de procedência e o prazo de validade.

Saiba que:

Todo produto deve trazer em sua embalagem a data de validade e a identificação do produtor ou distribuidor, bem como informações precisas sobre a quantidade, características, composição, qualidade, preço e os riscos que possam apresentar a sua saúde. 

A exigência de nota fiscal é fundamental para formalizar possíveis reclamações. 

A contaminação de carnes e pescados pode acontecer desde o abate ou pesca até o consumo, como também no decorrer de processos de corte, estocagem, manipulação, etc. A contaminação só é detectada através de exames em laboratório, sendo impossível enxergar bactérias a olho nu. 

Cuidado! Fique atento ao carimbo de inspeção, às condições do estabelecimento de vendas e ao armazenamento doméstico. Exerça seus direitos e deveres de consumidor e de cidadão. 

PESQUISA DE PREÇOS - CARNES (SUPERMERCADOS E CASAS DE CARNE)

Data da pesquisa: 06 a 08/06/2022

VARIAÇÃO MÉDIA: JUNHO/2021 – JUNHO/2022

COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Rua Leopoldo de Bulhões nº 640 - Setor Santa Maria - Jataí/GO
Cep: 75800-140 - Fones: (64) 3632-4035/ 3632-4133
E-mail: procon@jatai.go.gov.br

Jataí, 10 de Junho de 2022

ORISTON DE SOUZA CARDOSO
Diretor Executivo do Procon

Ellen M. S. D. Carvalho                    
Fiscal de Defesa do Consumidor 

Sérgio Cardoso do Prado 
Fiscal de Defesa do Consumidor