Campanha Maio Laranja: Hospital Estadual de Jataí promove ações para proteção infantil

Campanha Maio Laranja: Hospital Estadual de Jataí promove ações para proteção infantil
Foto: Divulgação

A unidade de saúde, situada na região Sudoeste de Goiás, contará com a presença de especialistas dedicados ao atendimento de crianças e adolescentes para abordar este tema crucial 

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) realizará uma série de atividades ao longo do mês de maio em alusão ao Maio Laranja, uma campanha que visa combater a exploração e a violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades terão início no dia 21 de maio, com dinâmicas e jogos interativos na ala pediátrica, proporcionando uma oportunidade para que as crianças aprendam sobre seus direitos de forma lúdica e envolvente.

A equipe do HEJ, em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), estará à disposição para conduzir as atividades, garantindo que as mensagens de proteção e acolhimento sejam transmitidas de maneira acessível e compreensível para os pequenos. Além das dinâmicas, no mesmo dia, o CREAS realizará a distribuição de panfletos em áreas de internação, postos de enfermagem, recepções e entre os colaboradores do HEJ. A iniciativa dissemina a importância da proteção infantil e os recursos disponíveis para acolhimento e suporte a vítimas de violência.

No dia 28 de maio, a palestra "Combate à Exploração e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes" contará com a participação de especialistas em saúde do CREAS, que discutirão o papel da rede socioassistencial no acompanhamento do PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), com foco na proteção das crianças e suas famílias. As equipes de psicólogos e assistentes sociais do HEJ também apresentarão o trabalho realizado no acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, destacando a importância da Sala Lilás no HEJ.

Vivian Rilko, responsável técnica pelo serviço de assistência social do HEJ, ressaltou a importância da iniciativa: "Esta ação é fundamental para nossa unidade, pois nos permite não apenas informar, mas também criar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. A proteção infantil é uma responsabilidade coletiva, e iniciativas como esta ajudam a conscientizar crianças e colaboradores sobre seus direitos e sobre como agir em situações de vulnerabilidade".

A responsável técnica da psicologia do HEJ, Jidleiny Farias complementou: "As ações do Maio Laranja são essenciais para promover a saúde mental e emocional das crianças. Ao oferecer um espaço de acolhimento e informação, contribuímos para romper o ciclo de silêncio em torno da violência. É vital que as crianças saibam que têm apoio e que podem compartilhar suas experiências. Nossa equipe está comprometida em criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas".

Serviço:

Ação sobre Proteção Infantil - Maio Laranja

Data: 21 de maio

Local: Internação adulto e pediátrica, postos de enfermagem e recepções do HEJ

Palestra - Combate à Exploração e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Data: 28 de maio

Horário: das 8h30 às 10h30

Público: Adultos, colaboradores do HEJ, parceiros da rede de apoio e cuidado.

Local: Auditório do HEJ

Assessora de Comunicação do HEJ
Jackeline Arandas