Jovens vereadores discutem e votam seus projetos

Jovens vereadores discutem e votam seus projetos
Foto: Talisson Novais/CMJ

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 4, no plenário João Justino de Oliveira, a 1ª sessão do programa Jovem Vereador Jataiense, promovido pela Câmara Municipal de Jataí por meio da Escola de Gestão e Eficiência Legislativa (Egel). Estudantes do ensino médio, representantes eleitos de dez escolas públicas e privadas do município, tiveram seus projetos discutidos e votados em uma reunião plenária que seguiu todos os ritos do Regimento Interno do parlamento.

Cada estudante foi apadrinhado por um vereador, além de ter direito a um assessor, também escolhido entre os alunos de cada escola participante, e ao acompanhamento de um professor orientador. Todos os parlamentares pronunciaram-se antes do início da sessão do programa, que contou com a presença de Ricardo Oliveira, presidente da Associação dos Vereadores de Goiás e representante da União de Vereadores do Brasil.

“Estamos aqui para acompanhar de perto esta sessão e replicar o que está acontecendo em Jataí no Estado de Goiás e também em todo o Brasil”, afirmou Oliveira. “É importante que os jovens conheçam o funcionamento do poder legislativo para que possam exercer melhor sua cidadania no futuro e talvez até ingressar na política”.

Durante a sessão também foram entregues diplomas de honra ao mérito a dois componentes da direção da Egel, Leandro Roberto Silva, diretor geral, e Giuliano Vilela Pires, diretor pedagógico, não só pelo desempenho à frente do programa Jovem Vereador Jataiense, mas também por todo o conjunto de ações desenvolvidas pela escola ao longo deste ano.

Foram lembrados ainda os assessores e os professores que auxiliaram os jovens vereadores na elaboração de seus projetos e no andamento dos trabalhos em plenário.

MATÉRIAS APROVADAS

- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 1 de 2021 - Lara Ribeiro de Jesus - Colégio Estadual Serafim de Carvalho - Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia nas escolas públicas de educação básica.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 2 de 2021 - João Victor Menezes Linhares - Cesut Anglo - Dispõe sobre a criação de mecanismos para reforma e ampliação de locais para práticas esportivas.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 3 de 2021 - Lucas Oliveira Melo Amaral - Colégio Dinâmico - Institui o Programa Cidade Verde no Município de Jataí.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 4 de 2021 - Emanuel Osmar Lopes Macedo de Souza - CEPI João Roberto Moreira - Dispõe sobre parceria entre a prefeitura e o curso de psicologia da UFJ para prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 5 de 2021 - Geltiany da Silva dos Santos - Escola Estadual José Manoel Vilela - Dispõe sobre a oferta de aulas de orientação vocacional aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Jataí.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 6 de 2021 - Geovana Pereira da Silva - Escola Estadual Washington Barros França - Autoriza o poder executivo a criar a Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente Maguito Vilela (Fund-Mavi) e dá outras providências.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 7 de 2021 - Pedro Santana Filgueira - Colégio Estadual Alcântara de Carvalho - Dispõe sobre a criação de práticas sustentáveis na busca pela manutenção da boa qualidade das áreas de preservação permanente (APPs).


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 8 de 2021 - Gabriel Vitor Rodrigues Lima - Colégio Estadual Marcondes de Godoy - Dispõe sobre assegurar aos usuários do transporte público (coletivo) jataiense: qualidade, segurança, abertura de concessões, fiscalização, modernização e acessibilidade, de forma permanente e direcionada a todos os bairros do município.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 9 de 2021 - Felipe Scopel - CEPMG Nestório Ribeiro - Prevê a criação de um fundo monetário de incentivo à participação em atividades culturais, esportivas e cientificas para estudantes de escolas públicas de Jataí.


- Projeto de Lei Jovem Vereador nº 10 de 2021 - Vander Almeida - CEPI José Feliciano Ferreira - Afirma que escola, restaurantes, shoppings, bares, empresas, hospitais e universidades têm obrigatoriamente o dever de ofertar banheiros que atendam as necessidades de pessoas não-binárias.


Relação completa dos representantes de cada escola participante do programa:


Colégio Estadual Serafim de Carvalho

Estudante: Lara Ribeiro de Jesus

Estudante assessora: Heloisa Gonçalves de Lima

Professora orientadora: Keila Oliveira Lemes


Cesut Anglo Júnior

Estudante: João Victor Menezes Linhares

Estudante assessora: Maria Vitória Santos Carvalho

Professora orientadora: Maria Cristina Andrade dos Santos


Colégio Dinâmico

Estudante: Lucas Oliveira Melo Amaral

Estudante assessora: Júlia Leite Cardoso Dos Anjos

Professor orientador: Fatahala Sampaio Ebeidala


CEPI João Roberto Moreira

Estudante: Emanuel Osmar Lopes Macedo de Souza

Estudante assessora: Nicole Ribeiro

Professora orientadora: Suise Adriana Cruz de Andrade


Escola Estadual José Manoel Vilela

Estudante: Geltiany da Silva dos Santos

Estudante assessora: Maria Eduarda Ferreira Leal

Professora orientadora: Nádia Maria Cabral


Escola Estadual Washington Barros França

Estudante: Geovana Pereira da Silva

Estudante assessora: Andriele Cristina Alves Soares.

Professor orientador: Rodrigo Gomes de Andrade


Colégio Estadual Alcântara de Carvalho

Estudante: Pedro Santana Filgueira

Estudante assessor: Kedson Pereira Rodrigues Bernardo Júnior

Professora orientadora: Elenicy Augusta Barbosa Pazzinatto


CEPMG Nestório Ribeiro

Estudante: Felipe Scopel

Estudante assessora: Sarah Luiza Assis Pires

Professora orientadora: Caroline Prado Brignoni


CEPI José Feliciano Ferreira

Estudante: Vander Almeida

Professora orientadora: Cyntia Rodrigues


Colégio Estadual Marcondes de Godoy

Estudante: Gabriel Vítor Rodrigues Lima

Estudante assessora: Maria Paula Nogueira Oliveira

Professora orientadora: Leila Ferreira de Assis Silva

Foto: Talisson Novais/CMJ