EXCLUSIVO-Iraque considerará todas as opções se cota da Opep não for elevada, avaliou deixar grupo, dizem fontes

EXCLUSIVO-Iraque considerará todas as opções se cota da Opep não for elevada, avaliou deixar grupo, dizem fontes

Por Ahmed Rasheed

BAGDÁ, 25 Jun (Reuters) - O Iraque ​considerará todas as opções disponíveis caso sua cota na Opep não seja aumentada significativamente e já chegou a avaliar a possibilidade de deixar o grupo de produtores de petróleo, informaram à Reuters fontes com conhecimento da política petrolífera iraquiana.

A perspectiva de o segundo maior produtor da Opep considerar sua saída representaria mais um golpe para o grupo, após a saída dos Emirados Árabes Unidos neste ano. O Iraque é um dos cinco membros fundadores da Opep, que foi criada na capital iraquiana.

O Iraque está passando por uma crise financeira ⁠como resultado ⁠da guerra com o Irã, e ​um aumento ‌significativo em sua cota na Opep deve ser tratado com seriedade, disse à Reuters um autoridade de alto escalão do Ministério do Petróleo iraquiano.

O Iraque havia considerado deixar a Opep, mas o plano atual é permanecer como membro e ⁠buscar uma cota maior, acrescentou ele.

“A Arábia Saudita e outros aliados da ​Opep devem tratar esse assunto com a máxima seriedade. Caso contrário, o Iraque se ​verá obrigado a considerar todas as opções disponíveis”, ‌afirmou.

Questionado se haviam discutido ​uma saída ⁠da Opep, ele respondeu: “Ainda é prematuro dar esse passo”.

A Opep não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Um porta-voz do governo disse que o Iraque está trabalhando para restabelecer sua ​capacidade total de exportação de petróleo, mas se recusou a comentar mais sobre a cota do país na Opep ou a possibilidade de sair do grupo.

“O Iraque está trabalhando para restaurar sua capacidade total de exportação de petróleo e pretende aumentar a produção ​para 7 milhões de barris por dia nos próximos anos”, disse o porta-voz iraquiano Haider al Aboudi.

Os preços do petróleo ampliaram brevemente sua queda após a reportagem da Reuters, sendo negociados abaixo de US$73 o barril.

Desde que assumiu o cargo em maio, o primeiro-ministro iraquiano Ali al-Zaidi sinalizou que a reconstrução da economia do Iraque, a atração de investimentos estrangeiros e o combate à corrupção serão pontos centrais da agenda de seu governo.

Na ​quarta-feira, ele afirmou que o Iraque deseja que a Opep aumente a produção de petróleo iraquiana ‌de acordo com a capacidade de ⁠produção e população, informou a agência de notícias estatal INA.

Sete membros principais da Opep+ aumentaram suas cotas de produção de abril a junho em quase 600 mil barris ⁠por dia. A Opep+ é composta pela Organização dos ⁠Países Exportadores de Petróleo e por produtores ⁠aliados, incluindo a ⁠Rússia.

(Reportagem ​de Ahmed Rasheed; Reportagem adicional de Muayad Hameed; Texto de Maha El Dahan e Alex Lawler)