Ciência: Goiás seleciona 70 pesquisadores para intercâmbio científico internacional
Pesquisadores receberão apoio financeiro para apresentar estudos em eventos científicos na Europa, Américas, África e Ásia
L.Borges/FS
Setenta pesquisadores goianos foram selecionados para receber apoio financeiro e representar Goiás em eventos científicos internacionais por meio do programa Goiás Pelo Mundo. O resultado final do primeiro ciclo do edital de Mobilidade Internacional – Participação em Eventos no Exterior foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Os pesquisadores contemplados participarão de congressos e encontros acadêmicos em países como Espanha, Estados Unidos, Portugal, Itália, Argentina, Turquia, Áustria, Colômbia, Uruguai e África do Sul. Outros 63 candidatos foram incluídos no cadastro de reserva.
O primeiro ciclo do edital prevê investimento de R$ 700 mil e contempla eventos programados entre agosto de 2026 e fevereiro de 2027.
Incentivo à ciência goiana no cenário internacional
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Goiás Social, com execução da Fapeg, o programa Goiás Pelo Mundo tem como objetivo ampliar a participação de estudantes, professores e pesquisadores goianos em ambientes científicos fora do país.
A iniciativa faz parte da política de internacionalização da ciência em Goiás, fortalecendo a formação acadêmica, a troca de conhecimento e a aproximação com instituições de pesquisa reconhecidas mundialmente.
Apoio financeiro aos pesquisadores
O edital prevê dois ciclos de seleção, com investimento total de R$ 1,2 milhão. Ao todo, serão concedidos 120 auxílios individuais no valor de R$ 10 mil cada, destinados a despesas relacionadas à participação em eventos científicos internacionais.
O benefício é voltado a pesquisadores que apresentem trabalhos científicos em formato oral ou pôster durante os eventos.
A seleção contempla todas as áreas do conhecimento e atende pesquisadores com título de doutor vinculados a instituições de ensino superior sediadas em Goiás, públicas ou privadas sem fins lucrativos, além de profissionais de instituições de ciência e tecnologia do Estado.
A ação busca fortalecer a produção científica goiana e ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no Estado.
(Fonte: Fapeg - Governo de Goiás)




