Gestão: Goiás amplia apoio aos municípios com entrega de veículos e equipamentos

Gestão: Goiás amplia apoio aos municípios com entrega de veículos e equipamentos
O governador Daniel Vilela reforça a parceria com os municípios e entrega equipamentos para fortalecer os serviços públicos em Goiás. (Foto: Junior Guimarães e André Saddi )

Programa estadual já soma mais de R$ 300 milhões em investimentos para fortalecer prefeituras e melhorar serviços públicos

L.Borges/FS

O Governo de Goiás reforçou a parceria com os municípios por meio do Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo, com a entrega de veículos e equipamentos destinados a melhorar a estrutura das administrações locais e ampliar o atendimento à população.
A iniciativa já contabiliza mais de 350 convênios quitados ou em andamento e ultrapassou R$ 300 milhões em investimentos desde sua criação, em dezembro de 2025.

Segundo o governador Daniel Vilela, o Estado tem adotado um modelo de gestão municipalista, com foco na cooperação entre governo estadual e prefeituras para transformar investimentos em benefícios diretos aos cidadãos.

Pela Secretaria de Relações Institucionais (Serint), foram entregues mais de 100 veículos, incluindo carros, caminhonetes, tratores, caminhões, motocicletas e micro-ônibus. Os equipamentos têm como objetivo apoiar a infraestrutura e os serviços municipais.

O secretário de Relações Institucionais, Armando Vergílio, destacou que o programa busca fortalecer permanentemente as administrações municipais.

“Cada parceria firmada representa uma melhoria concreta, seja uma obra realizada, uma estrada recuperada ou um equipamento que chega para atender a população”, afirmou.

Saúde fortalecida
A Secretaria de Estado da Saúde também participou das entregas, destinando aos municípios mais de 70 veículos, entre carros e ambulâncias, além de 700 bicicletas elétricas, 212 cadeiras de rodas e sete aparelhos de ultrassonografia.

Os equipamentos devem contribuir para ampliar o atendimento regionalizado, fortalecer as equipes da Estratégia Saúde da Família e melhorar o trabalho dos agentes comunitários.

Representantes das entidades municipalistas destacaram a importância da integração entre Estado e prefeituras. Para o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, o diferencial está em transformar acordos em entregas efetivas.

Desde o início do programa, o Governo de Goiás já realizou três etapas de investimentos, contemplando centenas de municípios com ambulâncias, caminhões e diversos equipamentos para apoiar a gestão pública.

(Fonte: Secom - Governo de Goiás)