Bombeiros que realizaram parto de emergência recebem moção de aplausos
A Câmara Municipal de Jataí realizou, na manhã de 24 de junho de 2026, sessão solene no plenário João Justino de Oliveira para a entrega da Moção de Aplausos nº 27/2026 aos militares do Corpo de Bombeiros que atuaram em um parto de emergência ocorrido no município no início de abril. A homenagem, proposta pelo vereador Abimael Silva, reconheceu o trabalho do sargento José Ricardo Vieira de Assis, do cabo Ricardo de Freitas Passos Júnior e da soldado Sabatha Adriane dos Santos Passos, responsáveis pelo atendimento que garantiu o nascimento seguro da recém-nascida Valentina e preservou a integridade da mãe.
A solenidade foi conduzida pelo presidente em exercício da Câmara, Lazinho do Asfalto, e contou com a presença de vereadores, autoridades, militares do Corpo de Bombeiros e convidados. Também participou da cerimônia o comandante do 13º Batalhão Bombeiro Militar, tenente-coronel Eduardo Monteiro.
Na sequência, o vereador Luciano Lima realizou a leitura da Moção de Aplausos nº 27/2026. O documento relembra que, diante da rápida evolução do trabalho de parto de uma gestante de 19 anos hospedada temporariamente em Jataí, a equipe do Corpo de Bombeiros realizou o parto no local da ocorrência, garantindo atendimento seguro e humanizado para mãe e filha. A justificativa destaca que a atuação dos militares evidenciou preparo técnico, agilidade, sensibilidade e compromisso com a preservação da vida.
Após a leitura, os três bombeiros homenageados receberam as placas de reconhecimento das mãos do vereador Abimael Silva e do comandante Eduardo Monteiro.
Representando os homenageados, a soldado Passos agradeceu a homenagem e ressaltou que o reconhecimento pertence a toda a corporação. "Estamos aqui representando não a soldado Passos individualmente, mas o batalhão inteiro. É uma satisfação participar de uma ocorrência que teve um final tão feliz. Obrigada."
O cabo Passos afirmou que o reconhecimento valoriza o trabalho coletivo desenvolvido diariamente pelo Corpo de Bombeiros. "Esse resultado é fruto de um conjunto, do apoio do comando, das especializações e dos treinamentos diários. Nosso trabalho normalmente é lidar com o sofrimento das pessoas. Quando participamos de uma ocorrência em que ajudamos a trazer uma vida ao mundo, isso é extremamente gratificante. Hoje receber esse reconhecimento desta Casa é motivo de orgulho."
O sargento Assis observou que a homenagem representa todos os integrantes da corporação. "Ocorrências acontecem todos os dias. Muitos militares permanecem escondidos atrás da farda e das viaturas e nem sempre têm oportunidade de serem homenageados. Gostaria que todos os nossos colegas do Corpo de Bombeiros se sentissem representados por esta homenagem."
Em seu pronunciamento, o comandante do 13º Batalhão Bombeiro Militar, tenente-coronel Eduardo Monteiro, agradeceu a iniciativa do legislativo e afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho desenvolvido pela corporação.
"O impacto positivo dessa homenagem na nossa tropa é muito grande. Nossos militares realizam coisas excepcionais todos os dias, muitas vezes de forma silenciosa. Quando são reconhecidos por trabalhar bem, como sempre trabalham, isso é extremamente importante."
Monteiro também anunciou o recebimento de uma nova viatura destinada ao combate a incêndios florestais e agradeceu ao governo de Goiás, ao comando-geral do Corpo de Bombeiros e à Câmara Municipal pelo apoio à instituição.
"Desde 2024, a Câmara destinou quase meio milhão de reais em emendas para atividades do Corpo de Bombeiros. Parte do serviço que prestamos hoje é resultado dessa parceria. O drone adquirido com recursos desta Casa, por exemplo, foi utilizado em operações de busca importantes. A comunidade acompanha nosso trabalho e isso também fortalece nossa atuação."
O comandante elogiou ainda os militares homenageados. "O cabo Passos, a soldado Passos e o sargento Assis são profissionais de excelência, operacionalmente irretocáveis. Receber essa homenagem é um reconhecimento merecido ao trabalho que desempenham diariamente."
Durante a sessão, os vereadores destacaram a importância da atuação do Corpo de Bombeiros para a segurança da população.
O vereador Carlone Assis afirmou que a homenagem representa o reconhecimento da sociedade. "O povo de Jataí aplaude vocês pelo trabalho, pela dedicação e pelo compromisso. São profissionais respeitados que realizam um grande serviço para nossa cidade."
O vereador Durval Júnior classificou os bombeiros como heróis e lembrou que a equipe havia participado, no dia anterior à solenidade, de outro atendimento envolvendo um recém-nascido. "Vocês sempre estão prontos para defender nossa população. Ontem, mais uma vez, conseguiram salvar uma criança. Que Deus continue abençoando o trabalho de vocês."
O vereador Guilherme Alves destacou o simbolismo das duas ocorrências envolvendo os mesmos militares. "Hoje homenageamos os bombeiros que ajudaram uma criança a nascer. Ontem, eles ajudaram outra criança a permanecer viva. Muitas vezes os milagres acontecem por meio das mãos de pessoas que Deus preparou para servir."
A vereadora Kátia Carvalho ressaltou a união da corporação e o espírito de equipe demonstrado pelos homenageados. "Quando vemos uma corporação coesa, percebemos que existe uma liderança que valoriza todos igualmente. Hoje honramos profissionais que uniram competência e sensibilidade para trazer uma nova vida ao mundo."
O vereador Luciano Lima enfatizou o papel social desempenhado pelo Corpo de Bombeiros, inclusive por meio do projeto Bombeiro Mirim. "Vocês doam a própria vida para proteger outras pessoas. Além de salvar vidas, ajudam a formar cidadãos e futuras famílias por meio do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes."
Autor da moção, o vereador Abimael Silva afirmou que a homenagem representa o reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares. "É uma honra prestar esta homenagem a uma instituição que desfruta da confiança do povo brasileiro. Vocês são homens e mulheres usados por Deus para salvar vidas. Se não tivessem chegado a tempo naquela ocorrência, talvez hoje não estivéssemos celebrando essa história."
Abimael também informou que o governo de Goiás autorizou a criação de uma unidade regional do Corpo de Bombeiros em Jataí, medida que deverá ampliar a capacidade operacional da corporação e reduzir o tempo de resposta em ocorrências na região.
Ao encerrar a sessão, o vereador Lazinho do Asfalto destacou que a homenagem simboliza o reconhecimento da Câmara ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros. "É gratificante ver toda a corporação presente valorizando seus próprios colegas. Essa homenagem representa o respeito que esta Casa e a população de Jataí têm pelo Corpo de Bombeiros. Nosso gabinete, assim como o dos demais vereadores, permanece à disposição para colaborar com a instituição."
Francisco Cabral
Câmara Municipal de Jataí




