Emater Goiás e ABCZ firmam parceria para oferta de animais com genética a produtores goianos

Emater Goiás e ABCZ firmam parceria para oferta de animais com genética a produtores goianos
Foto: Divulgação/Emater-GO
Protocolo assinado durante a Pecuária de Goiânia 2025 prevê atuação conjunta na promoção de lotes zebuínos de alto valor genético por meio da plataforma ABCZ Shopping Online

Durante a programação da Pecuária de Goiânia 2025, a Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) formalizaram nesta sexta-feira um protocolo de intenções voltado à promoção da genética zebuína no estado. A assinatura do documento ocorreu em cerimônia conjunta com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no espaço oficial do evento, reunindo representantes do setor produtivo, associados e autoridades da agropecuária.

A parceria firmada entre a ABCZ e o Governo de Goiás, por meio da Emater, tem como objetivo viabilizar ações conjuntas por meio da plataforma ABCZ Shopping Online, uma vitrine virtual de comercialização de animais com genética superior. Com isso, a Emater Goiás passa a atuar como agente de negócios, promovendo lotes de touros e matrizes zebuínas a partir da conexão entre criadores associados e produtores atendidos em todo o estado.

“É uma parceria que fortalece nosso trabalho de levar melhoramento genético até a ponta, até o pequeno produtor rural. A Emater está presente fisicamente em 210 municípios, mas atende os 246. São mais de 400 técnicos de campo que estão diariamente em contato com os produtores. A genética é um pilar estratégico e temos avançado muito com os grandes criadores. Agora, queremos garantir que o pequeno produtor e o agricultor familiar também tenham acesso a essa tecnologia”, afirmou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Gouveia destacou ainda o papel da ABCZ na democratização do acesso à genética de qualidade. “Essa plataforma é mais uma inovação da ABCZ e chega para ampliar as oportunidades. Já temos parcerias com as feiras do Pro-Genética, e agora, com o ABCZ Shopping, vamos potencializar ainda mais essa conexão. É possível, sim, que o pequeno produtor tenha acesso a genética de ponta. E a Emater está aqui para garantir que isso chegue a quem mais precisa”, completou.

A solenidade contou com a presença do presidente da SGPA, Gilberto Marques Neto, anfitrião do evento, e do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que reforçou a importância do diálogo com os produtores e da união de esforços para o fortalecimento da pecuária zebuína no país. O diretor de Relações Governamentais da ABCZ, Romildo Antônio da Costa, também participou da cerimônia.

Gabriel Cid destacou ainda o papel estratégico da Emater na execução da parceria: “A ABCZ identifica os criadores de genética, mas é a Emater quem está de mãos dadas com o pequeno produtor, com os agricultores familiares em todo o estado. Essa conexão é fundamental para que possamos democratizar o acesso ao melhoramento genético, que é uma ferramenta essencial para a sustentabilidade: produzir mais carne e leite com menos recursos, menor custo e menor impacto ambiental”, ressaltou.
O presidente da ABCZ concluiu reforçando o potencial do projeto: “Os grandes e médios produtores já têm acesso à genética por meio de leilões presenciais e virtuais. Mas com essa plataforma e com o apoio dos extensionistas da Emater, queremos garantir que também o pequeno produtor tenha essa oportunidade. Essa parceria será fundamental para o sucesso dessa iniciativa”.

A parceria é considerada estratégica para impulsionar a produtividade e a qualidade do rebanho goiano, por meio da disseminação de animais melhoradores. A expectativa é de que a vitrine virtual facilite o acesso a esses produtos genéticos, conectando criadores renomados e produtores rurais de todos os portes, especialmente os da agricultura familiar.

Emater Goiás
Comunicação Setorial