Fotógrafa goiana é premiada pela segunda vez em concurso nacional com imagem de bloco afro de Goiânia

Fotógrafa goiana é premiada pela segunda vez em concurso nacional com imagem de bloco afro de Goiânia
Fotos: Divulgação

Em 2024, Michelly foi premiada no concurso da Wikipédia com uma foto das Cavalhadas de Pirenópolis

Pelo segundo ano consecutivo, a fotógrafa Michelly Matos alcançou o primeiro lugar no concurso de fotografia da Wikipédia, conhecido como Wiki Loves Cultura Popular (WLCP). Desta vez, a imagem vitoriosa, intitulada “Malês e o levante africano”, foi escolhida pela qualidade técnica e pela relevância cultural e histórica do tema abordado.

O Bloco Afro Tambores do Orum é o primeiro bloco carnavalesco de Goiânia 100% negro – gerido, tocado e dançado por pessoas negras. O bloco também tem como missão celebrar a fé, a força e a cultura afro-diaspórica, utilizando a musicalidade e as “tecnologias de terreiro”, enquanto enaltece episódios da luta negra – como a Revolta dos Malês, tema de 2025 – e atua como um movimento político e educativo antirracista nas ruas da capital de Goiás.

Sobre a fotografia premiada, Michelly explicou que o registro foi feito durante a concentração do bloco ‘Tambores do Orum’ e é fruto de um trabalho de observação que reflete sobre a potente e diversificada composição étnica e racial do estado, muitas vezes observada sob uma ótica superficial. “É muito comum que as pessoas se apeguem à grandes manifestações culturais de Goiás para compreender este território, mas é preciso cautela. A diversidade que vivemos nos interiores e centros de Goiás provam que temos aqui um grande mosaico cultural de origens muito diferentes umas das outras”, pontuou.

 “Para mim, é muito importante trabalhar com culturas diversas para fomentar esses espaços e trazer visibilidade, especialmente para grupos independentes”, afirmou. O prêmio principal garante a Matos uma bolsa integral para participar da WikiCon Brasil 2025, conferência nacional dos projetos Wikimedia, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho em Salvador, Bahia. A escolha da imagem vencedora passou por um rigoroso processo de avaliação com quatro rodadas de seleção, ranqueamento e atribuição de notas por um júri especializado. 

Michely também teve outras três fotografias classificadas entre as melhores na categoria geral: “Mascarado Azul” registrado durante as Cavalhadas de Pirenópolis em 2024 e duas imagens da série “O derradeiro pouso até a Terra Santa” durante a Romaria de Trindade, ao acompanhar os carreiros de Orizona em 2024. Receberam ainda menção honrosa os registros “Quadrilha Ribuliço” durante o Arraiá Brasil 2025 em Aparecida de Goiânia e “Reisado dos Irmãos”, registrado durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2024. Embora seja natural de Minas Gerais, a fotógrafa vive e registra as manifestações culturais de Goiás, se considerando assim goiana de coração. Além disso, ela se engaja ativamente em associações e instituições que atendem pessoas com deficiência, especialmente o Instituto Nacional de Nanismo.

Mais informações: 

Assessoria de Imprensa

Narelly Batista 
(62) 98313-7782