DENGUE: Boletim municipal alerta para os perigos da proliferação

DENGUE: Boletim municipal alerta para os perigos da proliferação
Foto: Divulgação/PMJ

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Estas arboviroses têm se constituído um dos principais problemas de saúde pública no mundo.  Das três doenças, dengue tem sido considerada a mais perigosa pelo número de mortes. Dados do Ministério da Saúde informam que no Brasil em 2019, foram registrados 840 óbitos pela doença no país.

Este ano de acordo como o último Boletim Epidemiológico da Dengue do Estado de Goiás, de 1º janeiro até 16/04/2022 foram confirmados 48.941 casos de dengue em Goiás. Em Jataí, até o dia 20/04 foram notificados 3.100 casos suspeitos de dengue, destes, 917 casos foram confirmados, 490 descartados e outros 1.693 estão em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com equipes que realizam vistorias em imóveis residenciais e comerciais, terrenos baldios e pontos estratégicos, como no bloqueio e eliminação de criadouros, em áreas consideradas críticas.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica solicita à população que receba bem o Agente em seu imóvel para vistoria. Eles trabalham devidamente uniformizados e portando crachá de identificação com foto, porém, caso o morador fique na dúvida, basta ligar para Gerência do Serviço de Endemias no número (64) 3636-1016. Neste telefone também são recebidas às denúncias de locais que possam servir criadouros do mosquito Aedes aegypti.

FAÇA SUA PARTE!  Elimine todos os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.