Lucas Vergílio defende a autorregulação do mercado de corretores de seguros

Lucas Vergílio defende a autorregulação do mercado de corretores de seguros
Presidente da ENS e deputado federal Lucas Vergílio (C), debateu os desafios e perspectivas para a categoria profissional e destacou a confiança que o profissional conquistou no mercado de seguros

Presidente da ENS e deputado federal debateu os desafios e perspectivas para a categoria profissional e destacou a confiança que o profissional conquistou no mercado de seguros

O presidente da Escola Nacional de Seguros (ENS) e deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) defende a autorregulação do mercado de corretores de seguros no Brasil. “Temos um mercado consolidado, que gera centenas de milhares de empregos no Brasil e os consumidores têm grande confiança em seus profissionais, mas é preciso estarmos sempre prontos para compreender e atender às novas realidades do mercado”, afirmou no 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que acontece até neste sábado (5/3) em Campinas (SP). No painel Realidades e Perspectivas, o deputado falou sobre os desafios e perspectivas para o segmento e para o Brasil e defendeu a modernização do setor, além de um trabalho voltado à atualização dos profissionais para as novas demandas de mercado.

Lucas Vergilio relembrou de todas as dificuldades enfrentadas pelos corretores de seguros nos últimos anos, citando, entre outros exemplos, a MP 905, que ameaçava tirar os profissionais do Sistema Nacional de Seguros Privados, revogando integralmente a Lei 4594, que regulamenta a atividade, bem como outras medidas que visavam ao combate do arcabouço jurídico em que estão inseridos os corretores de seguros.

“Tivemos também a Resolução 382, feita de forma açodada, com números distorcidos e uma realidade maquiada e, depois, a Resolução 429. Enfim, somos sobreviventes, mas a realidade é que o corretor de seguros é um profissional consolidado, acredito que depois de tudo o que passamos, pode vir qualquer tipo de lei, independentemente de qualquer outra situação. O segurado confia em nós como um elo de proteção para a sua família, seus bens, sua empresa e a sua vida”, frisou.

O presidente da ENS destacou que o que tornou possível à categoria se consolidar como esse canal de contato tão importante foram os regramentos construídos ao longo tempo. “Desde a edição do Decreto/Lei 73, toda a nossa formação e a nossa capacitação é que fazem com que o segurado tenha essa confiança nos corretores de seguros. Oferecemos muito mais do que produtos, mas uma consultoria e serviços qualificados para os clientes”.

Lucas Vergílio disse estar convicto que, se a categoria conseguiu superar tantas dificuldades, é porque no momento em que o segurado mais precisou o corretor de seguros se mostrou moderno, arrojado, atualizado em relação às inovações que surgem com frequência no mercado. “E para que não passemos novamente por outras intempéries, precisamos estar atentos às medidas legais, pois posso dizer que perdemos três anos, tempo em tivemos que concentrar todos os nossos esforços para combater ameaças direcionadas de forma gratuita aos corretores de seguros, tempo em que poderíamos estar trabalhando em novos produtos e mecanismos de negócios”, advertiu.

Toda essa situação evidenciou a necessidade de os corretores de seguros contarem com proteção política, destacando a importância de a categoria contar, atualmente, com um titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alexandre Camillo, que é sensível às causas dos corretores e que entende do mercado. “No entanto, já tivemos superintendentes que não tinham esse perfil e, no futuro, outros nomes que desconhecem onde o calo aperta para os corretores podem estar à frente da Susep”, ponderou.

Ao defender a autorregulação para o mercado de corretores de seguros, Lucas Vergílio disse acreditar que ela representa a independência para a categoria profissional. “É uma blindagem para as intempéries políticas, independente de qual seja o governo”, acredita.

Informações para a imprensa:

VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Evandro Bittencourt: (62) 99975.7911
Jarbas Rodrigues Jr: (62) 99977.0784

contato@versacomunica.com.br